top of page
  • Foto do escritorfabianamendes2

a bossa do vinícius show bar

Atualizado: 5 de jan. de 2021

Em meados de 2015, após uma série de perdas pessoais, me senti inspirada novamente. A música ia traçando o seu caminho nas minhas ideias e na minha emoção. Comecei então a preparar um repertório de Jazz e Bossa Nova, pois queria voltar aos palcos, após um jejum necessário e também, para a minha sorte, passageiro. Anunciei o meu projeto nos grupos de músicos do Facebook e tive muitas respostas de músicos interessados em parcerias para novos projetos musicais. Dentre eles, o violonista Beto Santos se interessou e propôs a adaptação do repertório para um formato de duo (voz e violão). Passamos para a etapa dos ensaio e assim, preparamos as canções. Levamos o projeto para o Vinícius Show Bar que foi bem aceito pelo sócio e diretor musical da casa o sr Fernando Cerdeira. No final de junho de 2016, estreamos na casa! O público bem aplaudiu a nossa apresentação e desta forma abrimos as portas e entramos nesta casa, referência da Bossa Nova no Rio. O próximo show foi marcado para agosto e fiz toda a temporada vindoura, sob o acompanhamento do grande violonista Marcílio Figueiró, por indicação contrabaixista Alex Rocha (meu atual produtor musical). O show passou a se chamar Bossa Nova: Histórias das Canções. Ficamos em cartaz durante um ano, até a casa fechar para reforma. Era uma alegria me apresentar naquele palco, templo da Bossa Nova. A casa foi inaugurada em 1987 em Ipanema, Rio de Janeiro- RJ, com um show histórico de Carlos Lyra e deste então tornou-se um local tradicional para se ouvir esse estilo. Nela se apresentavam cantoras como Maria Creuza, Claudia Telles, Kay Lyra e tantas outras que faziam a Bossa Nova viva e presente, para um público brasileiro e internacional, muito interessado. Nas nossas apresentações, me recordo de cantar “Garota de Ipanema” umas três vezes, pois a platéia queria ouvir, cantar e depois filmar. Eles ficavam eufóricos ao ouvirem os primeiros acordes desta canção, o verdadeiro hino da Bossa Nova. Sou muito grata ao sr Fernando Cerdeira, sócio da casa, que nos prestigiava, assistindo atento às nossas apresentações. Da mesma forma que ao visitar Buenos Aires, o estrangeiro busca ouvir Tango, no Rio de Janeiro- nesta casa da Bossa Nova em Ipanema- os estrangeiros se encantavam com o som da nossa bossa!


Legenda das fotos (abaixo) - Fabiana Mendes e Fernando Cerdeira (sócio do Vinícius Show Bar); Fabiana Mendes e Marcílio Figueiró; Fabiana Mendes e Beto Santos.


35 visualizações0 comentário
bottom of page