top of page
IMG_1126.jpg
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Fabiana Mendes é cantora, compositora e intérprete carioca. Começou a aprender violão na adolescência. Nascida em uma família musical, o seu avô paterno tocava violino e a sua avó paterna, bandolim. Dona de um precioso ouvido e sensibilidade musical, formou-se em canto pela Escola de Música Villa Lobos.
Desde 2001 se apresenta nos palcos cariocas, interpretado um repertório de Bossa Nova e MPB.
Em 2005, foi capturada pelo Jazz e realizou diversos shows neste estilo em quinteto (voz, piano, baixo, bateria e sax) apresentando o repertório de standards do gênero.
No show “Jazz Standards and Jobim' s Songs" a cantora interpreta standards de Jazz e canções de Tom Jobim, com ênfase nas versões em inglês de sua obra em arranjos jazzísticos.
Como fruto deste projeto musical, gravou em fevereiro de 2019, dois  vídeo-clipes acompanhada de um time de grandes músicos. O primeiro vídeo-clipe foi o da canção " Forever Green" (Tom Jobim e Paulo Jobim), originalmente gravada no álbum de Tom Jobim " Antônio Brasileiro", lançado em 1994, três dias após a sua morte. Neste, a canção sob direção musical, arranjo e contrabaixo acústico de Alex Rocha, ganhou uma sonoridade ainda mais jazzística.

O segundo vídeo-clipe foi o da canção " Tristeza de Nós Dois" (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Bebeto), com direção musical e contrabaixo acústico de Alex Rocha, arranjo e piano de Kiko Continentino e a participação especialíssima do compositor e gênio da harmônica, Maurício Einhorn. Tom Jobim gravou esta canção no álbum de 1962, " Caymmi Visita Tom E Leva Seus Filhos Nana, Dori & Danilo" com os vocais de Nana Caymmi, violão de Dori Caymmi.

Os áudios dos clipes foram lançados no Single da cantora Forever Green, que contempla as duas faixas “Forever Green” e “Tristeza de Nós Dois” e está disponível em todas as plataformas digitais como o iTunes, o Spotify, o Deezer, entre outras.

As canções do Single, são executadas no programa de rádio Brazilian Blend da ORTS Radio da Holanda.A canção “Forever Green”, foi executada no programa da Rádio Cultura FM, “As Raridades de Tom Jobim”e integra a programação da Rádio Viva a MPB.

Em 2020, no cenário da pandemia do Corona Vírus, intensificou os seus estudos de violão e compôs as suas primeiras canções “Praia Branca” e "Rio Grande". Escreveu as letras das canções do compositor americano Curtis Reed “Que Bela Natureza” dedicada à Iemanjá e “Aumente o Som”.

Gravou `a convite dos autores alemães Stefan Leipziger e Frank Drehmel,os vídeo-clipes de duas belíssimas canções de Bossa Nova: “Saudade de Você" (Stefan Leipziger e Marcia Vasques) e "Amo o Rio" (Frank Drehmel e Melitta Chryssafopoulos). 

Ainda em 2020, começou a cantar e se acompanhar ao violão, fazendo inúmeras lives no Instagram que resultaram seu show atual: “Voz, violão e canção”. Nele apresenta as suas canções autorais e releituras de canções de Jazz, Bossa Nova e MPB. 

Em agosto de 2022 participou do programa “Encontros” com Ricardo Brito pela Rádio Roquette Pinto. Na entrevista apresentou a sua história musical, o Single “Forever Green”, cujas canções foram executadas, tocou e cantou ao vivo, as suas canções autorais.

DSC05141.JPG
bottom of page